PUBLICIDADE

Dieta detox: tudo que você precisa saber antes de começar a fazer

Confira as respostas para dúvidas mais comuns de quem quer começar a fazer a dieta

Após alguns excessos cometidos nas festas de final de ano, algumas pessoas decidem começar a semana fazendo uma desintoxicação do organismo. A dieta detox tem como maior objetivo eliminar substâncias prejudiciais ao organismo, mas é preciso que seja feita com cautela.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Para te ajudar, selecionamos através da nossa plataforma "Pergunte ao Especialista" as 15 perguntas mais pertinentes de quem deseja fazer a dieta e saber todos os riscos e benefícios da dieta. Confira lista completa e tire suas dúvidas:

1. Posso tomar detox todos os dias?

Segundo o Conselho Federal de Nutricionistas, "a dieta detox possui composição bastante heterogênea, mas usualmente inclui modificação da dieta habitual para uma dieta de baixas calorias, desequilibrada em macro e micronutrientes, com períodos de jejum e utilização de água pura, vegetais e frutas recém-processadas que, segundo seus defensores, facilitariam a fase I e II do fígado para desintoxicação, seguida da indução à diurese. Contudo, ressalta-se que o processo de desintoxicação ocorre de forma natural e diariamente no corpo humano, quando utilizada uma alimentação adequada e saudável, e que a radicalização na mudança da alimentação pela busca de efeitos imediatistas pode gerar riscos à saúde. Apesar de ser disseminada pela mídia como sinônimo de emagrecimento, saúde e estratégia de limpeza das toxinas do corpo, faltam evidências científicas que amparam a utilização de dietas ?detox? ou desintoxicantes." Por isso, para uma melhor qualidade de sua alimentação, o ideal e fundamental é a busca por um nutricionista.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

2. Qual é o suco detox que emagrece?

Não existe nenhum alimento ou suco detox que faça alguém emagrecer isoladamente. É importante lembrar que a questão do emagrecimento é multifatorial, e apesar de ser disseminada pela mídia como sinônimo de emagrecimento, saúde e estratégia de limpeza das toxinas do corpo, faltam evidências científicas que amparam a utilização de dietas ou sucos "detox" para esta finalidade. Além disso, sua utilização não é condizente com os princípios da alimentação adequada e saudável, encontrados no Guia Alimentar para a População Brasileira. A dieta detox possui composição bastante heterogênea, mas geralmente inclui modificação da dieta habitual para uma dieta muito restrita em calorias e desequilibrada em macro e micronutrientes, o que pode vir a gerar danos à saúde. Devido a isso, para um emagrecimento saudável e efetivo é fundamental o acompanhamento com um nutricionista.

3. Eu cometi vários excessos neste fim de semana como posso desintoxicar o corpo?

O processo de desintoxicação ocorre de forma natural e diariamente no corpo humano, com órgãos que metabolizam e eliminam as toxinas, desde que você habitualmente realize uma alimentação adequada e rica em nutrientes importantes para o organismo. Logo, é fundamental a busca por um profissional nutricionista para adequar a sua alimentação de acordo com suas necessidades.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

4. Posso tomar shake depois do suco detox?

Em relação ao consumo de shakes, este método de emagrecimento não muda hábitos alimentares. Além disso, os shakes não possuem nutrientes suficientes para a adoção de uma alimentação saudável. Devido a isso, não é orientada a substituição de refeições por shakes ou sucos detox, estes últimos, que apesar de serem descritos pela mídia como sinônimo de emagrecimento, precisam de evidências científicas que amparem a sua utilização.

5. O que realmente funciona para desintoxicar o organismo?

O processo de desintoxicação ocorre de forma natural e diariamente no corpo humano, com órgãos que metabolizam e eliminam as toxinas, desde que você habitualmente realize uma alimentação adequada e rica em nutrientes importantes para o organismo. Logo, é fundamental a busca por um profissional nutricionista para adequar a sua alimentação de acordo com suas necessidades.

6. Qual é dieta mais eficiente a curto prazo, dieta dos pontos ou dieta detox?

Primeiramente, é essencial ressaltar que nenhuma dieta que vise apenas um curto prazo é mais eficiente do que as que visam mudanças a longo prazo. A diferença entre a dieta dos pontos e a dieta detox é que a primeira é uma metodologia, onde não há um cardápio pronto a ser seguido, mas sim um gerenciamento de pontos recomendados. No método da dieta dos pontos não há restrição de grupos alimentares, apenas a restrição calórica. Já a dieta detox tem um enfoque maior em dois grupos alimentares específicos: grupo das frutas e grupo das folhas e legumes e uma restrição calórica severa, por recomendar a utilização apenas de sucos e ou/chás, na grande maioria das vezes. Apesar de ser disseminada pela mídia como sinônimo de emagrecimento, saúde e estratégia de limpeza das toxinas do corpo, faltam evidências científicas que amparam a utilização de dietas "detox" ou desintoxicantes. Além disso, sua utilização não é condizente com os princípios da alimentação adequada e saudável, encontrados no Guia Alimentar para a População Brasileira. Sendo assim, para emagrecer de uma forma segura e saudável é fundamental o acompanhamento de um nutricionista.

7. Quantos quilos é possível emagrecer com a dieta detox?

Segundo o Conselho Federal de Nutricionistas, "a dieta detox possui composição bastante heterogênea, mas usualmente inclui modificação da dieta habitual para uma dieta de baixas calorias, desequilibrada em macro e micronutrientes, com períodos de jejum e utilização de água pura, vegetais e frutas recém-processadas que, segundo seus defensores, facilitariam a fase I e II do fígado para desintoxicação, seguida da indução à diurese". Apesar de ser disseminada pela mídia como sinônimo de emagrecimento, saúde e estratégia de limpeza das toxinas do corpo, faltam evidências científicas que amparam a utilização de dietas "detox" ou desintoxicantes. Sua efetividade, ou seja, o total de quilos eliminados, irá depender de pessoa para pessoa, isto porque o organismo de cada um reage de uma forma. Dependerá também, da aceitação e adaptação à dieta detox, do objetivo e individualidade de cada um. Por isso, para uma melhor qualidade de sua alimentação, o ideal e fundamental é a busca por um nutricionista.

8. É possível ter hipertrofia muscular fazendo dieta detox?

Para um ganho de massa magra e hipertrofia muscular, é importante ter o consumo adequado dos grupos alimentares orientado por nutricionista e a prática de atividade física bem orientada por educador físico. Como a dieta detox tem o foco maior em dois grupos alimentares específicos: grupo das frutas e grupo das folhas e legumes, sem considerar tanto a quantidade dos alimentos e o incentivo aos outros grupos alimentares, não é uma opção para quem procura uma hipertrofia muscular. Vale ressaltar que apesar de ser disseminada pela mídia como sinônimo de emagrecimento, saúde e estratégia de limpeza das toxinas do corpo, faltam evidências científicas que amparam a utilização de dietas "detox" ou desintoxicantes. Além disso, sua utilização não é condizente com os princípios da alimentação adequada e saudável, encontrados no Guia Alimentar para a População Brasileira.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

9. Dieta detox pode afetar o trânsito intestinal?

Por ter um desequilíbrio em macro e micronutrientes e ser altamente restritiva, a dieta detox pode afetar o trânsito intestinal em alguns casos. É importante ressaltar que a adoção de qualquer dieta para o emagrecimento deve ser indicada por um nutricionista.

10. É possível fazer dieta detox na gravidez?

A dieta detox é extremamente restritiva e desequilibrada em macro e micronutrientes, o que pode causar danos e prejuízos a saúde de qualquer indivíduo, gestante ou não, por geralmente ser orientada apenas com sucos ou líquidos. Visto que gestantes e lactantes tem necessidades nutricionais diferenciadas e aumentadas, não é adequado a realização de uma dieta restritiva. É fundamental adaptar a alimentação desta fase com um profissional nutricionista e realizar o pré-natal com um médico especialista.

11. Uma pessoa vegetariana pode fazer dieta detox?

A dieta detox é extremamente restritiva e desequilibrada em macro e micronutrientes, o que pode causar danos e prejuízos a saúde, por geralmente ser orientada apenas com sucos ou líquidos. Para vegetarianos, que tem necessidades diferenciadas tanto de macro quanto de micronutrientes, é imprescindível a consulta a um nutricionista, que irá verificar quais são as necessidades específicas da alimentação de acordo com o tipo de dieta vegetariana que segue.

12. Crianças podem fazer dieta detox?

A dieta detox é extremamente restritiva e desequilibrada em macro e micronutrientes, o que pode causar danos e prejuízos a saúde, por geralmente ser orientada apenas com sucos ou líquidos. Para o emagrecimento de uma criança, é imprescindível a consulta a um nutricionista, que irá verificar quais são as necessidades específicas da alimentação de acordo com a idade em que se encontra e em qual fase da infância está.

13. Quanto tempo deve durar uma dieta detox?

Segundo o Conselho Federal de Nutricionistas, "a dieta detox possui composição bastante heterogênea, mas usualmente inclui modificação da dieta habitual para uma dieta de baixas calorias, desequilibrada em macro e micronutrientes, com períodos de jejum e utilização de água pura, vegetais e frutas recém-processadas que, segundo seus defensores, facilitariam a fase I e II do fígado para desintoxicação, seguida da indução à diurese. Contudo, ressalta-se que o processo de desintoxicação ocorre de forma natural e diariamente no corpo humano, quando utilizada uma alimentação adequada e saudável, e que a radicalização na mudança da alimentação pela busca de efeitos imediatistas pode gerar riscos à saúde. Apesar de ser disseminada pela mídia como sinônimo de emagrecimento, saúde e estratégia de limpeza das toxinas do corpo, faltam evidências científicas que amparam a utilização de dietas "detox" ou desintoxicantes." Por isso, para uma melhor qualidade da alimentação de qualquer indivíduo, o ideal e fundamental é a busca por um nutricionista para avaliar individualmente as suas necessidades.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

14. Quem não deve fazer dieta detox?

Segundo o Conselho Federal de Nutricionistas, ?a dieta detox possui composição bastante heterogênea, mas usualmente inclui modificação da dieta habitual para uma dieta de baixas calorias, desequilibrada em macro e micronutrientes, com períodos de jejum e utilização de água pura, vegetais e frutas recém-processadas que, segundo seus defensores, facilitariam a fase I e II do fígado para desintoxicação, seguida da indução à diurese. Contudo, ressalta-se que o processo de desintoxicação ocorre de forma natural e diariamente no corpo humano, quando utilizada uma alimentação adequada e saudável, e que a radicalização na mudança da alimentação pela busca de efeitos imediatistas pode gerar riscos à saúde. Apesar de ser disseminada pela mídia como sinônimo de emagrecimento, saúde e estratégia de limpeza das toxinas do corpo, faltam evidências científicas que amparam a utilização de dietas ?detox? ou desintoxicantes.? Por isso, para uma melhor qualidade da alimentação de qualquer indivíduo, o ideal e fundamental é a busca por um nutricionista para avaliar individualmente as suas necessidades.

15. Quais os benefícios e prejuízos dos sucos detox com couve e maçã?

Primeiro, é importante lembrar que a utilização de suco detox para o emagrecimento não é recomendada devido a este processo ser multifatorial, devendo ser acompanhado por um nutricionista. A dieta detox possui composição bastante heterogênea, mas usualmente inclui modificação da dieta habitual para uma dieta de baixas calorias, com o uso de sucos e chás, geralmente e é desequilibrada em macro e micronutrientes, com períodos de jejum. Os sucos compostos com couve e maçã podem ser consumidos, esporadicamente, sem finalidade de emagrecimento ou detoxificação ligado aos mesmos. Não há nenhum prejuízo no consumo dos mesmos se estiverem dentro de um padrão alimentar equilibrado e saudável.

*Todas as respostas foram publicadas pela nutricionista Isabelly Silva (CRN: 47452/SP)