PUBLICIDADE

Dieta dukan: tudo que você precisa saber antes de começar a fazer

Tire as suas dúvidas e veja todas as peculiaridades da dieta

A dieta Dukan é um método de emagrecimento derivada da dieta das proteínas, e leva esse nome por ter sido elaborada pelo francês Pierre Dukan. Neste método a pessoa possui no máximo uma variedade de 100 alimentos que podem ser consumidos nas quatro fases de emagrecimento.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Por isso, selecionamos através da nossa plataforma Pergunte ao Especialista as perguntas mais populares de quem deseja fazer a dieta e emagrecer com saúde. Confira lista completa e tire suas dúvidas:

1 - Qualquer pessoa pode fazer dieta dukan?

R: A dieta dukan vai completamente contra as orientações da Organização Mundial da Saúde - OMS, por não seguir recomendações alimentares saudáveis, podendo gerar riscos à saúde .Assim como qualquer outra dieta radical tem muitas limitações e pode gerar diversos efeitos colaterais. O recomendado a pacientes que necessitam perder peso é de que procure um nutricionista qualificado para dar as devidas orientações com segurança.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

2 - Quais são os prós e contras da dieta dukan?

R: Primeiramente é importante ressaltar que para um processo de emagrecimento é essencial o acompanhamento de um nutricionista. Falando da dieta da proteína, a mesma não possui muitas vantagens. Os contras pesam muito mais que os ?prós?, que geralmente são relacionados à redução de peso em curto prazo, mas não necessariamente apenas de gordura (pois perde-se também massa magra), o grupo priorizado nesta dieta, as proteínas, são nutrientes de digestão lenta, o que pode contribuir para prolongar a sensação de saciedade e não há limitação de quantidade de alimentos a serem consumidos, somente os tipos de alimentos que são restritos. Os pontos negativos na dieta dukan são: não há mudança de comportamento alimentar. Geralmente o indivíduo vai seguir a dieta altamente restritiva com grande dificuldade e volta ao padrão alimentar habitual e por consequência ao aumento de peso. Com a exclusão de carboidratos na primeira fase, pode ocorrer quadros de tontura, fraquezas e desmaios. Além disso, o corpo passa a liberar corpos cetônicos que em altos níveis podem ser prejudiciais. Também com a questão de ?fases? que possui, o corpo entra em desequilíbrio de minerais e vitaminas, por muitas vezes estas serem excluídas. Já o excessivo consumo de proteínas pode ocasionar uma sobrecarga renal e até mesmo um aumento de ácido úrico; pode também ocasionar desconfortos gástricos, podendo estar relacionado ao tempo de digestão de proteínas e gorduras.

3 - É possível emagrecer com saúde fazendo a dieta dukan?

R: É importante considerar que a redução de peso saudável e efetiva ocorre por meio de mudanças de comportamento alimentar e de hábitos de vida. Muitas vezes, a efetividade de uma dieta para redução de peso dependerá da aceitabilidade de cada indivíduo. No caso da dieta dukan, é altamente restritiva, fazendo com que ocorra também uma restrição de importantes nutrientes para o organismo. Logo, para um equilíbrio e emagrecimento saudável é fundamental buscar métodos seguros e apropriados junto à um profissional nutricionista.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

4 - O que fazer se eu comer algo fora da dieta no meio de uma das fases avançadas da dieta dukan, começo tudo de novo?

R: Diante de uma dieta específica e com restrições alimentares como a dieta dukan, é recomendado que consulte um nutricionista para avaliar se este é o método ideal e mais seguro para sua perda de peso.

5 - É preciso tomar vitaminas durante a dieta dukan?

R: A suplementação de vitaminas é mediada através de acompanhamento via exames bioquímicos solicitados por médico e/ou nutricionista. Por ser extremamente restritiva nutricionalmente, a dieta dukan provavelmente impactará em seu nível de nutrientes no organismo, principalmente se você já tiver alguma carência nutricional de nutrientes. Devido a isso, é extremamente importante o acompanhamento junto a um profissional nutricionista para avaliar qual será o melhor método de condução para uma dieta de perda de peso.

6 - Pode-se comer frutas na dieta dukan?

R: Na dieta dukan as frutas são liberadas em uma determinada fase, chamada de "fase de consolidação" ou "fase 3". No entanto, vale ressaltar que a dieta dukan é extremamente restritiva nutricionalmente, podendo gerar danos à saúde e comprometimento do estado nutricional. Para um emagrecimento saudável e seguro é fundamental o acompanhamento e avaliação de um nutricionista.

7 - Crianças podem fazer a dieta dukan?

R: A dieta dukan é extremamente restritiva nutricionalmente, podendo causar danos à saúde de qualquer indivíduo, principalmente de uma criança que possui necessidades diferenciadas devido estar em fase de crescimento e desenvolvimento constante do organismo. O ideal é que qualquer dieta seja feita com o acompanhamento de um nutricionista.

8 - Dieta dukan pode causar intestino preso?

R: A dieta dukan pode causar a prisão intestinal devido ao baixo consumo de fibras e ao alto consumo de proteínas, estas que possuem um processo de digestão mais lento, o que pode gerar um desconforto gástrico e lentidão no trânsito intestinal. De qualquer maneira, toda dieta com restrição precisa ser avaliada por um profissional da nutrição e, se os sintomas de prisão intestinal persistirem, converse com seu nutricionista e médico.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

9 - Posso tomar chá verde fazendo a dieta dukan?

R: A dieta dukan não proíbe o consumo de chás, no entanto, vale ressaltar que esta dieta é restritiva e pode provocar danos à saúde devido a alta restrição de nutrientes importantes ao organismo. O ideal é que qualquer dieta seja feita com o acompanhamento de um nutricionista.

10 - É possível incluir shakes na dieta Dukan?

R: A dieta dukan geralmente é composta por alimentos íntegros e não há a utilização de shakes. No entanto vale ressaltar que é uma dieta muito restritiva, o que pode causar danos nutricionais. Para um emagrecimento saudável e seguro é fundamental o acompanhamento e avaliação de um nutricionista.

11 - É possível fazer a dieta Dukan sendo vegetariano?

R: Na dieta dukan há alimentos permitidos e proibidos. Na classificação de "permitidos" incluem alimentos de origem animal, como ovos, carnes, leite e derivados, o que, dependendo do tipo de vegetarianismo, não é condizente com a dieta. Como a dukan é restrita e o vegetarianismo necessita de uma maior atenção para alguns nutrientes, o sugerido é que procure um nutricionista para verificar de forma mais detalhada suas necessidades. Assim, você poderá manter uma dieta mais engajada e segura dentro de seus objetivos.

12 - Por que o farelo de aveia é tão importante na dieta dukan?

R: O farelo de aveia é recomendado na dieta dukan por diversos motivos. Feito a partir da casca do grão de aveia, ele contém alto teor de fibras, mas não muitos carboidratos. Na dieta dukan o consumo de carboidratos é bem baixo, por isso, o farelo de aveia é recomendado. Além disso, a dieta dukan pode causar a prisão intestinal devido ao baixo consumo de fibras e ao alto consumo de proteínas, sendo a aveia uma "estratégia" de amenização deste tipo de dieta. A aveia também é associada ao controle das taxas de colesterol "ruim" (LDL) do organismo e auxilia no aumento da saciedade. É importante lembrar que o farelo de aveia é um alimento benéfico não somente na dieta dukan, mas em qualquer organização alimentar onde sejam estipuladas quantidades corretas. Vale ressaltar que a dieta dukan é muito restritiva, o que pode causar danos nutricionais. Para um emagrecimento saudável e seguro é fundamental o acompanhamento e avaliação de um nutricionista.

13 - É possível perder barriga com a dieta dukan?

R: A dieta dukan é altamente restritiva e pode causar desequilíbrios nutricionais. Mesmo que seja um método muito conhecido para o emagrecimento, muitas vezes os indivíduos não emagrecem apenas massa de gordura. Por ter um alto consumo de proteínas pode produzir metabólitos que sobrecarreguem o rim e por vezes, o fígado. É importante lembrar que para um emagrecimento saudável é fundamental o acompanhamento com um nutricionista que irá adequar a sua alimentação da maneira mais segura e correta para seu objetivo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

14 - A dieta dukan pode afetar o figado?

R: A dieta dukan é altamente restritiva e pode causar desequilíbrios nutricionais. Mesmo que seja um método muito conhecido para o emagrecimento, muitas vezes os indivíduos não emagrecem apenas massa de gordura. Por ter um alto consumo de proteínas pode produzir metabólitos que sobrecarreguem o rim e por vezes, o fígado. É importante lembrar que para um emagrecimento saudável é fundamental o acompanhamento com um nutricionista que irá adequar a sua alimentação da maneira mais segura e correta para seu objetivo.

15 - Quem tem hipotireoidismo pode fazer a dieta Dukan?

R: A dieta dukan restringe alguns alimentos/grupos alimentares que podem ser importantes para a condição de hipotireoidismo. Devido a isso, para uma dieta adequada a esta condição, o sugerido é que procure um nutricionista presencial para verificar de forma mais detalhada suas necessidades. Assim, você poderá manter uma dieta mais segura e que engajada com os seus objetivos.

16 - A dieta dukan pode alterar o ciclo menstrual?

R: A dieta Dukan vai completamente contra as orientações da OMS e ainda pode causar uma série de problemas de saúde. Por isso, a sua prática não é recomendada. Não encontra-se nenhuma contra indicação na dieta dukan para mulheres no período menstrual, no entanto cada organismo pode reagir de forma diferente, visto que esta dieta é extremamente restritiva e pode provocar danos nutricionais e também à saúde. O recomendado é consultar um nutricionista para verificar qual o melhor método de emagrecimento e um médico especialista caso haja alguma irregularidade no seu ciclo menstrual.

17 - É possível fazer musculação e fazer a dieta dukan?

R: A dieta Dukan vai completamente contra as orientação da OMS e ainda pode causar uma série de problemas de saúde. Por isso, a sua prática não é recomendada. A atividade física na dieta Dukan é baseada na caminhada, onde este exercício está incluso na dieta como forma de apoio para melhorar e ajudar a manter os resultados que poderão ser obtidos. Como há uma grande restrição de grupos alimentares, principalmente os carboidratos (fonte primária de energia do corpo), a dieta dukan não é indicada para praticantes de esportes, principalmente, musculação e treinos aeróbicos. Para obter uma dieta com melhores resultados no desempenho da musculação, consulte um nutricionista.

18 - É possível amamentar e fazer a dieta dukan?

R: A dieta dukan vai completamente contra as orientações da OMS e ainda pode causar uma série de problemas de saúde. Na amamentação há um gasto energético muito maior do que o de uma pessoa que não esteja amamentando, geralmente, esse gasto já gera uma redução de peso. Além disso, as recomendações nutricionais para esta fase são diferenciadas e por esse fato, não é indicado uma alimentação mais restritiva, pois pode ocorrer problemas com o fornecimento de nutrientes do leite para o bebê e também problemas de saúde à mãe. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o aleitamento materno deve ser exclusivo até os seis meses de idade. Nessa fase, é importante seguir as orientações do médico e de um nutricionista, ambos presenciais, para melhor lhe orientar durante a amamentação.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

19 - Qual a diferença entre a dieta dukan e a dieta atkins?

R: É importante reforçar que para a perda de peso saudável e efetiva é necessário o acompanhamento com nutricionista e que tanto a dieta dukan quanto a dieta atkins são restritivas e podem causar danos à saúde. Na metodologia da dieta atkins há autorização para as proteínas à vontade assim como na dieta dukan. A atkins também, as gorduras de origem animal à vontade, enquanto na dieta dukan são proibidas. Além disso, a dieta Atkins não autoriza (ou muito pouco) os legumes, enquanto esses são um dos pilares da dieta dukan. A dieta atkins não propõe um programa de estabilização, enquanto na dukan há duas fases para consolidação (3ª fase) e estabilização definitiva (4ª fase) do peso perdido. Por último, a atkins não recomenda atividade física enquanto na Dukan, há a orientação de 20 minutos de caminhada em fases chamadas de ataque. Ressalto que qualquer dieta radical e restritiva vai completamente contra a orientação da Organização Mundial da Saúde - OMS e ainda pode causar uma série de problemas de saúde.

20 - Quantos quilos é possível perder fazendo a dieta Dukan?

R: A dieta dukan vai completamente contra as orientações da Organização Mundial da Saúde - OMS, por não seguir recomendações alimentares saudáveis, podendo gerar riscos à saúde. Sua efetividade, ou seja, o total de quilos eliminados, irá depender de pessoa para pessoa, isto porque o organismo de cada um reage de uma forma. Dependerá também, da aceitação e adaptação à Dieta Dukan, do objetivo e individualidade de cada um.Para um emagrecimento saudável e efetivo é fundamental o acompanhamento de um nutricionista.

21 - Como funciona a fase cruzeiro da dieta dukan?

R: A dieta dukan vai completamente contra as orientações da Organização Mundial da Saúde - OMS, por não seguir recomendações alimentares saudáveis, podendo gerar riscos à saúde. Na fase cruzeiro da dieta dukan, alguns legumes e verduras são gradualmente adicionados, o que vai em desacordo com a recomendação da Pirâmide Alimentar Brasileira, onde o consumo deve ser feito diariamente nas quantidades e porções adequadas. Para um emagrecimento saudável e efetivo é fundamental o acompanhamento de um nutricionista.

22 - Quais são os alimentos mais consumidos na dieta dukan?

R: A dieta dukan vai completamente contra as orientações da Organização Mundial da Saúde - OMS, por não seguir recomendações alimentares saudáveis, sendo muito restritivas e podendo gerar riscos à saúde. Os alimentos consumidos na dieta dukan irão depender das fases que nela constam. Como um todo, na dieta dukan, há o consumo de ovos, carnes magras, leite desnatado, queijo branco, iogurte desnatado, legumes, verduras e frutas, por exemplo. No entanto o consumo não é estipulado adequadamente, visto as restrições que a dieta dukan impõe. Para um emagrecimento efetivo e saudável é fundamental o acompanhamento de um profissional nutricionista.

23 - Como funciona a fase de ataque da dieta dukan?

R: A dieta dukan vai completamente contra as orientações da Organização Mundial da Saúde - OMS, por não seguir recomendações alimentares saudáveis, podendo gerar riscos à saúde. A fase de ataque, na dieta dukan representa a fase mais radical da dieta, em que são permitidos apenas alimentos cuja composição é principalmente proteica, o que vai em desacordo com a recomendação da Pirâmide Alimentar Brasileira, onde o consumo deve ser feito diariamente nas quantidades e porções adequadas. Como na dieta dukan a quantidade é exagerada, pode haver desequilíbrios relacionados à excesso de proteínas, como por exemplo a sobrecarga renal. Para um emagrecimento saudável e efetivo é fundamental o acompanhamento de um nutricionista.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

24 - Qual seria a vantagem da dieta Dukan em relação a dieta dos pontos?

R: A dieta dukan vai completamente contra as orientações da Organização Mundial da Saúde - OMS, por não seguir recomendações alimentares saudáveis, podendo gerar riscos à saúde .Assim como qualquer outra dieta radical tem muitas limitações e pode gerar diversos efeitos colaterais. Por isso, não há nenhuma vantagem em relação à dieta dos pontos, visto que esta última não é uma dieta específica, mas sim uma metodologia onde não há cardápios prontos e restrições de grupos alimentares. No entanto, o recomendado a pacientes que necessitam perder peso é de que procure um nutricionista qualificado para dar as devidas orientações com segurança.