PUBLICIDADE

Dieta low carb nem sempre emagrece: entenda

Pesquisadores mostraram como a dieta low carb pode ser aliada ou inimiga dos exercícios físicos e da perda de peso

Se você costuma conhecer e testar dietas, já deve ter ouvido falar da dieta low carb. Porém, esse plano alimentar é bastante polêmico e ainda envolve muitas dúvidas e foi justamente por isso que pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo conduziram um estudo específico sobre essa dieta.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

A pesquisa foi realizada com homens entre 18 e 50 anos, divididos em três grupos: um deles era de atletas saudáveis; outro de homens que estavam propensos a terem uma síndrome de overtraining (fazer mais exercícios do que o corpo aguenta); e o último era de homens que não faziam atividade física regularmente, mas que estavam com a saúde em dia.

Eles preencheram um questionário, informando dados sobre seu sono, seus hábitos alimentares, relacionamentos e bem-estar mental. Em paralelo, foi avaliada também a composição corporal dos participantes e o metabolismo deles.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O que eles perceberam foi que o grupo de homens em overtraining, mesmo com ajustes na frequência das atividades, continuavam com desempenho ruim, muito por causa da alimentação restritiva que levavam.

Na análise, os pesquisadores perceberam que essa parte dos atletas estava ingerindo pouca proteína e carboidratos. A presença desse último grupo alimentar, inclusive, estava abaixo do mínimo recomendado para o perfil de estilo de vida que esses homens levam (realizavam de 400 a 600 minutos por semana de atividades, de forma moderada ou intensa).

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

A análise mostrou ainda que esses atletas consumiam poucas calorias perto do que o corpo deles precisava e que isso de alguma forma os fazia ganhar mais gordura, como um efeito rebote. Os pesquisadores afirmam que fazer a dieta low carb por períodos longos, como os participantes que estavam há três meses se alimentando assim, pode ocorrer um déficit crônico de energia. Ou seja, os treinos não surtem mais tanto efeito e o corpo começa a queimar os músculos ao invés da gordura.