PUBLICIDADE

Pantenol pode ajudar no crescimento das sobrancelhas?

A aplicação tópica do produto pode ajudar em alguns casos, entenda quais

As sobrancelhas são a moldura do olhar, pois são capazes de revelar a personalidade, através de traços que exprimem força, expressam determinação, leveza ou criatividade. Por esse motivo, essa pequena região do rosto é alvo de constantes intervenções e ainda temos a influência da moda, traduzida pelas sobrancelhas das celebridades que estão em alta em determinado momento. A pinça e a depilação foram muito utilizadas na década passada para afinar a região. E agora que a palavra da vez é ter sobrancelhas mais cheias, muitas mulheres estão arrependidas e querem uma solução para o retorno dos fios!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Produtos com pantenol ajudam nesses casos?

O pantenol é a pró-vitamina B5, muito utilizado em produtos cosméticos, por absorver água e, portanto, possuir um alto poder de hidratação. Ele é absorvido pela pele e sofre transformação química, o que leva a formação da vitamina ativa: o ácido pantotênico. A vitamina B5 é encontrada em todas as células humanas e participa dos processos que garantem energia para as células. Essa propriedade da vitamina é importante na renovação celular e cicatrização das feridas. Também é bastante utilizada em produtos capilares porque a hidratação dos fios garante a maleabilidade e a boa aparência dos fios. Alguns compostos vitamínicos orais contém a B5 com o objetivo de melhorar o crescimento dos cabelos e unhas, justamente por conta dessa ação energética que ela possui: sabemos que a produção dos cabelos é um processo que envolve bastante gasto energético!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

No entanto, aplicar um produto com pantenol topicamente nas sobrancelhas pode não levar a um efeito de crescimento desses fios. Existem muitos fatores envolvidos na falha das sobrancelhas e algumas situações podem ser irreversíveis, como no caso de cicatrizes. Além disso, temos doenças dermatológicas, como a alopecia areata. Nessa doença, que pode estar presente no couro cabeludo, na barba, nas sobrancelhas, temos a perda dos fios por conta de um problema imunológico. Esse tipo de condição deve ser examinado e conduzido por um médico dermatologista capacitado.

Formas mais garantidas de preencher as sobrancelhas

A micropigmentação pode ajudar a disfarçar falhas e melhorar o aspecto geral das sobrancelhas, mas o procedimento tem que ser muito bem pensado e conduzido por um profissional capacitado para que o resultado fique harmônico e não seja definitivo. A injeção do pigmento deve ser feita nas camadas mais superficiais e há que se tomar cuidado extremo com a higiene e com as condições de aplicação para que não haja contaminação e risco de doenças infecto-contagiosas.

Particularmente, recomendo a maquiagem para as minhas pacientes e o uso de medicações que estimulem a fase anágena (de crescimento): isso pode ajudar bastante na recuperação desses pelos. Por fim, para aqueles que sofreram acidentes e possuem cicatrizes no local, há o transplante de sobrancelhas. É um procedimento extremamente delicado, com resultados interessantes, que deve ser feito por um médico com bastante experiência.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)