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Bumbum na nuca: 3 benefícios de exercitar essa região do corpo

Entenda por que exercitar esse grupo muscular ajuda muito na sua saúde

Em busca do tão sonhado "bumbum na nuca", muitas mulheres estão fazendo inúmeros exercícios para deixar a musculatura do glúteo cada vez mais forte e malhada. Mas, além da estética, malhar os glúteos traz inúmeros benefícios.

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Esse grupo muscular é dividido em 3 músculos, sendo eles: glúteo máximo, médio e mínimo e como função principal são responsáveis pelo movimento de extensão da coxa, abdução (abertura) e rotação lateral da coxa.

1. Melhora a prática de esportes

Sabendo sobre essas funções desse grupo muscular, podemos dizer que trabalhar essa musculatura pode ajudar na performance de esportes como a corrida, pois ele tem uma grande importância no mecanismo propulsor da marcha e da corrida.

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2. Trata lesões no quadril e joelho

Podemos destacar também a associação desta musculatura como alternativa para o tratamento de patologias de quadril e joelho.

Para o tratamento de algumas patologias como as dores anteriores nos joelhos, tendinopatias e bursite no quadril, o treino da musculatura dos glúteos faz parte do processo de reabilitação, assim como os movimentos de subir e descer escadas, levantar e sentar da cadeira também podem ser favorecidos com este músculo em bom funcionamento.

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3. Previne lesões

A musculatura glútea tem uma função estabilizadora da pelve e do quadril e isso ajuda na transmissão de força e no controle para os membros inferiores. Com base nisso, existem estudos que apontam essa relação com a prevenção de lesão no joelho e no quadril e também em alguns esportes e lesões específicas, como as tendinites no quadril e lesões ligamentares no joelho.

E a postura?

Um "bumbum na nuca" só não pode ser considerado responsável por uma boa postura. Infelizmente ainda não temos estudos suficientes que comprovem o verdadeiro papel da musculatura glútea na manutenção da postura do tronco; embora exista uma relação biomecânica com o movimento de fletir o corpo, ou seja dobrar o tronco para frente, como também na manutenção da postura em pé.

Valorize mais esses exercícios

Portanto no ponto de vista terapêutico, o fortalecimento da musculatura glútea associada a outras intervenções necessárias (evidenciadas através de uma avaliação com um profissional), favorecem e melhoram a performance do atleta em alguns esportes, além de prevenir e ajudar no tratamento de lesões nos joelhos e no quadril.

O grande problema é muitas pessoas ainda são negligentes com relação aos exercícios que podem ser realizados para tal finalidade. Assim como outros músculos, o glúteo deve ser trabalhado buscando sempre o equilíbrio do corpo, no caso dos membros inferiores.

Os melhores exercícios são:

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