PUBLICIDADE

7 razões para você se sentir exausto o tempo todo

Açúcar em excesso, desidratação e sedentarismo: veja esses e outros motivos que podem estar te deixando cansado

Você anda se sentindo muito cansado e começa a semana já com indisposição? Calma, você não está sozinho nessa. A boa notícia é que, com ajustes simples na rotina, é possível mandar embora essa sensação rapidamente e ainda beneficiar a sua saúde. Abaixo, confira alguns dos principais motivos que podem estar te deixando tão cansado. Confira:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

1. Sedentarismo

Andar muito de carro, trabalhar sentado o dia todo e, principalmente, não se exercitar. Tudo isso contribui para que você tenha uma rotina sedentária, o que prejudica e muito a sua disposição. Segundo o personal trainer Marcelo Santana, a prática de atividade física nos dá ânimo e motivação para as tarefas diárias e rotinas de trabalho. "É comum percebermos grande diferença no comportamento e queda de desempenho das pessoas que param de praticar exercícios, pois a endorfina (proporciona sensação de prazer) deixa de ser liberada em nosso organismo", explica.

"Uma dica para os praticantes é sempre buscar atividades que tragam motivação e não insistir naquilo que se torna um 'fardo', afinal, saber que vai fazer algo que não gosta é terrível! Portanto, dance, corra, nade, caminhe, faça musculação... Mas sempre procure o equilíbrio entre prática de atividade e repouso para não ter uma estafa por exageros e desmotivar", completa ele.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

2. Dormir mal

O período do sono serve para repor nossas energias. É nesse período que acontece a síntese de proteínas, fazendo com que o cansaço do dia desapareça. Assim, se não há o tempo de sono adequado, a fadiga bate à porta.

"A quantidade de sono necessária depende do cansaço físico e mental, da idade e até da genética de cada indivíduo. Em média, um adulto deve dormir entre sete e oito horas por dia", explica Shigueo Yonekura, neurologista e especialista em sono do Instituto de Medicina e Sono.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Para que o seu sono tenha qualidade, é necessário que ele passe por todos os estágios, sendo cinco ao todo. Os dois primeiros representam o sono superficial, consumindo entre 55 e 60% do tempo dormido. Nos estágios três e quatro, acontece o descanso "físico", que dura 20% do tempo. O quinto e último estágio ocupa os 20% restantes do tempo e nele acontecem os sonhos, considerados importantes para preservar a memória.

3. Excesso de açúcar na alimentação

Se a sua alimentação é rica em doces, balas e chocolates, talvez seja hora de rever o que anda comendo ou pelo menos tentar diminuir esses itens. Em excesso, o açúcar refinado pode acarretar uma série de problemas, como diabetes, gordura no sangue, cárie e elevação do nível de triglicérides, além de trazer uma sensação de mal estar. "Devido ao aumento rápido da insulina, o excesso de doces pode fazer você se sentir exausto. Ele reduz a glicose no sangue causando cansaço, sonolência e fraqueza", explica a nutricionista Thayana Albuquerque.

4. Estresse

"O cansaço contínuo, mesmo após dormir, normalmente está relacionado a uma fadiga ou um quadro de estresse", explica a psicóloga Raquel Baldo. E muitos momentos da vida podem estar gerando essa sensação no seu dia a dia. "Pressão, rotina ou mudanças de rotina, conflitos financeiros, família, filhos, crises amorosas ou profissionais são fatores que podem gerar diversas reações. O cansaço é um alerta de que você pode estar em seu limite emocional ou mesmo físico", alerta ela. Portanto, não deixe de buscar ajuda especializada se o problema persistir.

5. Consumo de café

Quem diria! A cafeína, conhecida por fornecer energia, pode ser o agente causador da fadiga inexplicável. Essa substância é termogênica, logo, obrigará teu organismo a gastar mais energia. No entanto, quando você não tem essa energia para gastar, tudo o que fica é o cansaço, a moleza... "Ela não dá energia, só estimula a gastar", sintetiza o nutrólogo José Alves Lara Neto.

6. Desidratação

O consumo de água adequado é vital para o bom funcionamento do organismo. Assim, o corpo desidratado está disfuncional. "A água serve pra manter a temperatura do corpo. Se você não toma muita água, o seu organismo vai esquentar e cansar muito rápido", conta o nutrólogo José Alves Lara Neto.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Para saber qual é a quantidade certa de água que você deve consumir diariamente, multiplique seu peso por 0,03. Seguindo esse cálculo, uma pessoa de 70 quilos deve tomar, aproximadamente, 2,1 litros de água por dia.

7. Tabagismo

Mais um motivo para largar o cigarro: ele te cansa, e por vários motivos. O primeiro deles, segundo a pneumologista Maria Vera Cruz de Oliveira Castellano, do Hospital do Servidor Público Estadual é que quem fuma tem maior concentração de monóxido de carbono no sangue, que compete com o oxigênio para fazer ligação com a hemoglobina. Assim, o fumante tem menor concentração de oxigênio correndo pelo sangue, o que dá a sensação de fadiga.

Outro motivo é que, entre os componentes do cigarro, estão alguns que aceleram o catabolismo - conjunto de reações metabólicas que liberam energia no organismo -, levando à perda desnecessária dessa energia. Além disso, a nicotina diminui a quantidade de oxigênio que chega à periferia do organismo, piorando o cansaço.

"Por último, quem fuma tem perda maior de função pulmão por causa da ação dos componentes do cigarro no órgão. Eles levam à inflamação dos brônquios, que ficam mais obstruídos. Vários componentes oxidantes destroem as ligações entre os alvéolos, causando enfisema pulmonar", completa a pneumologista, enfatizando que isso leva à fadiga. Se esse é o seu caso, não há saída além de apagar o cigarro.

Cansaço também pode ser sinal de doenças

Se você já tentou de tudo e o cansaço não vai embora, talvez seja a hora de buscar ajuda médica. Isso porque esse pode ser um sinal do seu corpo de que algo está errado, especialmente acompanhado de outros sintomas. Desde anemia ou alterações na tireoide até problemas mais graves como doenças cardiovasculares, entenda aqui como algumas doenças podem estar se manifestando pela fadiga.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)